segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Tipos de estilos para os homens

Agora que já vimos os sete diferentes tipos de estilos voltados para as mulheres, faremos a mesma análise do ponto de vista do homem. Mas, antes, vamos a alguns esclarecimentos importantes.

Muita gente ainda confunde moda e estilo. Moda é o que a indústria produz comercialmente, seguindo as tendências que variam a cada estação; estilo é selecionar peças-chave entre o que a indústria produz e vestir-se de modo a criar sua própria identidade, de maneira harmoniosa e coerente com seu modo de ser, ou seja, conscientemente. Em outras palavras, quem usa tudo o que “está na moda” provavelmente não tem estilo – nem personalidade. Quem realmente aprecia a moda como forma de expressão e/ou elemento estético – entre os quais os próprios profissionais de moda – passa longe daquilo que está em todas as vitrines e na TV. Entretanto, ter estilo não significa ser unanimidade ou agradar a todos: o ator Cauã Reymond, por exemplo, pode não ser referência para muitos, mas sua forma de vestir é marcada e bem definida no estilo sexy. Por outro lado, não dá para imaginar o José Wilker com um visual careta e conservador… São essas características que formam e representam o estilo da pessoa.

Mas vamos ao que interessa: você sabe qual é o seu estilo? Ou que tendência de estilo predomina em você? Nós vamos apresentar aqui os sete estilos classificados pelos estudos internacionais de moda. Normalmente, o personal stylist é o profissional capaz de identificar com precisão a mistura de estilos de um cliente, mas, como somos meros “mortais”, o blog vai dar uma ajudinha para você conseguir essa resposta sozinho, ao menos de maneira geral. Para quê? Se tiver consciência do seu estilo, dificilmente você comprará peças que deixará “encostadas” no armário, e poderá reforçar o significado da sua aparência intencionalmente, de acordo com o interesse do momento – sem contar que é divertido saber! Mas atenção: as pessoas costumam ter pelo menos três estilos: um predominante e dois secundários, entre os quais vai transitando; então, avalie os três com que você se identifica mais para ter uma visão próxima do real. Ah, de quebra, você pode analisar os amigos, a família, o chefe…

Esportivo



É o estilo mais prático e desencanado, de quem preza, acima de tudo, pelo conforto. É um dos mais comuns, juntamente com o tradicional.
Peças-chave: calça cargo, camiseta, boné, tênis, jaqueta, em geral de cores neutras com algum toque em cor.
Exemplo: Netinho, o cantor de axé que fez do boné a sua marca registrada e – por isso mesmo – parece nunca envelhecer (também é sexy e criativo)

Elegante



É o estilo do homem considerado chique e sofisticado, sem exageros, mas com originalidade e bom gosto; o caimento e o corte têm papel central.
Peças-chave: camisas refinadas, ternos, blusas em vez de camisetas, sapatos escolhidos a dedo – mesmo uma papete.
Exemplo: David Beckham, pois qualquer foto ou aparição dele é referência mundial de bom gosto (também é sexy e romântico)

Tradicional



É um estilo conservador e discreto, de alguém que não se preocupa muito em acompanhar a moda e não gosta de chamar a atenção para si.
Peças-chave: terno, camisas de cores básicas, camisas polo, sapato social, peças de cores neutras e que não mostram muito o corpo.
Exemplo: William Bonner, que até para ser entrevistado pela Marília Gabriela usou uma jaqueta jeans conservadoríssima (também é esportivo e elegante)

Romântico



Este estilo revela uma personalidade sensível e leve, muito focado em cores suaves e nos tipos de tecidos.
Peças-chave: calça cápri, blusas de linho, malhas caneladas, camisetas com capuz, cacharréis, lãs trabalhadas, batas, cachecóis, florais.
Exemplo: Ricky Martin, que faz cara de bom moço e está sempre light fora de shows e eventos (também é sexy e elegante)

Sexy



O estilo sexy foca o interesse no corpo, valorizando-o. É o homem sedutor, que gosta de chamar a atenção para si e segue algumas tendências de moda.
Peças-chave: peças que modelam o corpo, camisas ligeiramente abertas no peito, regatas, calças justas, correntinhas e anéis.
Exemplo: Fiuk, que abusa da gola ultracavada e da calça justa colorida (também é romântico e criativo)

Criativo



Exótico e ousado, esse estilo gosta de provocar e de chamar a atenção, esbanjando originalidade. Inclui étnicos, artistas e fashionistas.
Peças-chave: cores e estampas fortes e chamativas, combinações extravagantes, chapéu, boina.
Exemplo: Carlinhos Brown, que lançou a moda de usar óculos de sol e cabeça para baixo (também é sexy)

Dramático/Moderno



É o estilo dos homens das áreas de artes e comunicação, geralmente descolados e formadores de opinião; formas, cores e estampas chamam a atenção.
Peças-chave: formas geométricas e xadrez, contrastes de tons, cores básicas combinadas com algum detalhe de cor forte, suspensórios, chapéu, golas e punhos pronunciados, blazer.
Exemplo: Jô Soares, que consegue misturar cores e estampas de maneira original e harmoniosa e usar óculos redondos marcados (também é elegante e criativo)

Um comentário: