quarta-feira, 9 de abril de 2014

Como ficar estiloso no inverno

Dizem que o inverno é a estação mais chique, porque as pessoas se vestem com charme. Faz todo o sentido, mas dizer que isso sempre é verdade seria um equívoco. Afinal, não é muito fácil se encapotar de agasalho para não passar frio e ainda pensar em manter a classe. Mas, pensando nisso, juntamos algumas dicas que podem ajudar a criar um visual tão aconchegante quanto estiloso.

A primeira boa dica é um acessório muitas vezes esquecido, mas capaz de mudar completamente um visual de inverno: o cachecol. Ter pelo menos um de boa qualidade no guarda-roupa é muito estratégico, e na hora da compra a primeira coisa a reparar é no tecido: deve ser macio e confortável ao toque, para evitar aquela coceirinha chata que alguns tipos de lã provocam. Atenção também para a cor e a estampa. É legal que o cachecol possa se destacar, ao menos um pouco, das roupas com que você for usar, principalmente da camisa/ jaqueta, e é essencial que você se sinta bem com a cor escolhida.

As formas de usar são outro ponto importante: você pode simplesmente dar uma volta simples no pescoço, deixando a ponta cair atrás, fazer o tipo “gravata”, dobrando o cachecol ao meio e em torno do pescoço com as pontas para a frente e passando-as por dentro da parte dobrada (este modo de uso é mais chique, e aquele, melhor), pode dar uma volta de frente para trás, deixando as duas pontas caindo na frente (de preferência, de maneira irregular), considerado um estilo mais fashion, ou ainda enrolá-lo todo no pescoço, desde que não crie muito volume, o que dá um ar mais maduro.

Observando as fotos fica mais fácil de acompanhar os quatro modos principais de uso, mas você pode criar outros: o segredo é sempre ver no espelho se o resultado ficou harmônico, e não esquisito.



Como usar o Cachecol?



Outra peça essencial para o visual de inverno é a jaqueta. Os jaquetões acolchoados, por exemplo, são dos mais quentinhos, mas é legal observar no espelho se não engordam muito. Os mais longos e estruturados sempre terão um caimento melhor. Além disso, a qualidade da jaqueta conta muito. Veja os detalhes do acabamento e se ela tem bolsos e zíperes (que geralmente engordam menos) e outros detalhes bem-feitos. Agora, se você quiser realmente marcar presença, nada pode ser tão charmoso quanto um bom sobretudo. Se você tiver estatura baixa, procure parcas (casacos que amarram na cintura) que não sejam muito longas e o efeito será o mesmo.

Finalmente, tenha sempre no guarda-roupa um bom suéter (blusa de lã, de preferência com gola em V ou cacharrel, se você for magro), que alonga o corpo, e procure comprar cores variadas para não parecer que está sempre com a mesma roupa. Tenha pelo menos uma peça de cor mais forte: isso vai marcar presença vez ou outra. E, se encontrar um bom xadrez ou aquela estampa tradicional com losangos (argyle), invista na compra, especialmente se for um cashmere (o vendedor certamente saberá informar).


Para completar, se você for ousado, uma boina ou um chapéu sempre dão um ar a mais de estilo, desde que bem combinados com o resto do visual – e que você se sinta bem em usar. Com esses cuidados, e a roupa bem cuidada, você certamente fará parte do grupo de charmosos.

* Este texto foi originalmente escrito em 2010 para o blog Um Metrossexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário