quinta-feira, 13 de março de 2014

De relaxado-desleixado a descontraído consciente

Fiz este texto há alguns anos e acho que continua atual, então segue no post de hoje: 

Nos shoppings, nos barzinhos, no cinema, o fenômeno é sempre o mesmo: a menina toda arrumada e elegante, saltinho, bijoux e uma blusinha descolada, mesmo que com simplicidade, de mãos dadas com o cara de bermudão, camiseta e boné. O par destoante é visto com frequência pelas ruas e nos estabelecimentos, a mulher cerca de 95% das vezes mais produzida que seu companheiro; basta parar por alguns minutos e olhar ao redor. Nas baladas, em geral, a situação muda: o homem, sozinho, em busca de uma companhia feminina, coloca sua melhor camisa e posa de arrumadinho; mas, depois de estar com a namorada, parece que se esquece desse seu talento enrustido e resgata o tênis e o boné de novo, a qualquer momento e em qualquer ocasião. A impressão que resulta disso não é nada favorável: a mulher tende a parecer mais madura, mais segura e mais velha do que ele, que passa um ar de molecão. Será que algum homem gostaria de ser visto dessa maneira? E mais: será que ela não vai chamar mais a atenção do que você, atraindo olhares masculinos – ou sendo atraída por um homem de aparência mais sofisticada? Afinal, a mulher gosta, sim, de homem estiloso – mesmo que seja do tipo que se faz de, mas na realidade não é, largadão.



A base dessa situação está inserida no ideal natural de conforto do homem, porém é preciso mais do que nunca que ele saiba: conforto pode – e deve – combinar com uma aparência bacana, adequada à ocasião e ao seu tipo físico. Não há nada de errado em usar bermudão num passeio ao ar livre ou descontraído durante o dia – embora uma papete moderna sempre ganhe mais pontos que o tênis quando está calor –, mas uma saída mais especial no final da tarde pede pelo menos um sapatênis e, de preferência, a retirada do boné (o boné sempre dá a impressão de menos idade que a real, portanto, se você quer passar um ar de confiança, deixe-o de lado e cuide muito bem de seu cabelo). Do mesmo modo, se vocês vão a um bar para assistir a um jogo de futebol, o boné cai bem, mas você pode usá-lo com um jeans. Camisetas engraçadinhas é melhor deixar para a churrascada com os amigos, optando por estampas e cores mais modernas e estilosas quando for sair com sua namorada ou paquera. Dar uma olhada nas vitrines e em revistas de qualidade sempre ajudam a entender melhor o que é decolado.



A lição fundamental dessa história toda é: ninguém está sugerindo que você se transforme em um mauricinho engomado, muito menos que siga as tendências de moda literalmente – é fundamental escolher apenas o que cai bem em você e combina com sua personalidade –, mas mudar de relaxado-desleixado para um descontraído consciente certamente fará você ganhar pontos entre as mulheres e até mesmo admiração dos amigos – mesmo que eles façam alguma brincadeirinha, no fundo estarão pensando: “Caraca, o que ele fez para ficar assim? Preciso dar uma geral em mim, senão vou ficar para trás…"

Nenhum comentário:

Postar um comentário