segunda-feira, 17 de março de 2014

Segredinhos de make-up

Maquiagem é um assunto importante quando se fala em moda-beleza. Salvo adolescentes fofas e as felizardas mulheres dotadas de pele perfeitinhas, é bem legal nos atentarmos para este que é o complemento perfeito de qualquer visual - até porque, sempre dá pra ficar melhor!




A maquiagem ideal é aquela que se ajusta às suas características físicas. Por mais blogs de tutorial que existam, o fundamental é você conhecer suas peculiaridades faciais para saber até mesmo que informação buscar. Seus olhos são grandes? Afastados? Seu queixo é pronunciado? Que cor se adéqua melhor aos seus olhos? E à sua pele? Sem essas perguntas básicas, de nada adianta copiar a mais linda maquiagem, pois os efeitos incríveis que você vê em outra pessoa podem justamente desvalorizar o que você tem de melhor.



O primeiro ponto importante a considerar é a questão claro-escuro. Tudo o que for iluminado no rosto dá a ilusão de trazer a área para a frente, enquanto o escuro e o opaco causam o efeito inverso. Isso significa que iluminar o cantinho interno do olho vai funcionar muito bem para quem tem os olhos próximos, mas certamente será desfavorável a mulheres que possuem uma área maior entre os dois olhos. Se reparar, por exemplo, na maquiagem da Sandy, sempre há um tracinho preto feito com delineador nessa área: o truque, roubado da mulher árabe, serve justamente para compensar a distância maior entre os olhos.




Nariz grande e rosto cheinho, por exemplo, se contornados com pó mais escuro, dão a ideia de diminuir o volume - desde que feito de maneira sutil, claro. Olhos saltados ficam mais sutis com sombra escura, enquanto olhos pequenos ganham vida com brilho e nuances clarinhas.




O blush também é bem estratégico: se direcionar para a boca, afinará bastante o rosto, enquanto se o movimento for em direção ao nariz valorizará as maçãs. A cor deve acompanhar a pele: branquinhas pedem rosados e corais, morenas ficam melhor de terracota e dourados.

 


Já quem tem lábios finos pode desenhar o contorno dos lábios por fora com lápis cor de boca e preencher com batom, enquanto quem quer diminuir o volume pode passar base e pó no contorno e preencher o interior com um tom discreto.


                         


Por fim, vale saber que a cor da sombra que você escolher será fundamental para valorizar o olhar. Olhos castanhos ficam bem com azul e berinjela; olhos verdes se destacam com rosados e roxos, enquanto os olhos azuis ganham vida com amarelos e marrons. E se usar a própria cor do olho o efeito será discreto. É claro que não vamos usar sempre uma mesma cor de sombra, mas essas são as coringa para momentos estratégicos, como big festas.





Não se esqueça de identificar também a sua base ideal, pois ela é literalmente a base de tudo: se sua pele é rosadinha, fuja das bases bege; se sua pele é dourada, faça o oposto. Use sempre o tom mais próximo possível da sua coloração na base e no pó (de preferência testando no próprio rosto), mas para o iluminador opte por um tom mais claro (ah, sim: e pode usar um pó mais escuro quando quiser dar um efeito bronzeado, mas combine o tom do blush para não ficar artificial).






Como pode ver, não basta encontrar uma receita pronta: a maquiagem, assim como tudo relacionado ao seu corpo, deve considerar todo o conjunto das suas características para projetar um resultado personalizado e matador. Comece pesquisando cada item do seu rosto e vá montando o seu quebra-cabeça com paciência e dedicação, até atingir o status da perfeição!


Nenhum comentário:

Postar um comentário